Acesse o conteúdo

Neuropsicologia estuda as relações entre cérebro e comportamento

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Neuropsicologia estuda as relações entre cérebro e comportamento

A Psicologia possui fascinantes áreas de estudo. A Neuropsicologia é uma delas. Responsável por entender as relações entre as funções cerebrais e alterações de comportamento, esse campo de saber é fundamental para a tomada de decisão em alguns tipos de tratamento clínico.

A formação em Neuropsicologia pode ser obtida com uma pós-graduação na modalidade de especialização. Para saber mais sobre essa área do conhecimento e como se tornar um neuropsicólogo, continue lendo o artigo de hoje!

O que é Neuropsicologia?

A Neuropsicologia é uma especialidade da Psicologia. Segundo a definição do CFP, é a disciplina que atua no diagnóstico, acompanhamento, tratamento e pesquisa das emoções e do comportamento sob a ótica do funcionamento do cérebro.

O principal instrumento do neuropsicólogo é a Avaliação Neuropsicológica, na qual técnicas são utilizadas para relacionar um comportamento do indivíduo com alguma lesão ou disfunção cerebral. O método é muito comum no diagnóstico de doenças como o Alzheimer e alterações comportamentais como a Epilepsia.

Os conhecimentos do neuropsicólogo poderão auxiliar outros profissionais em sua atuação, já que fornece dados para que eles escolham o melhor tratamento médico para cada situação. O trabalho é feito com portadores ou não de sequelas e pode dar origem a laudos cujas finalidades podem ser tratamentos clínicos ou pericial e jurídico.

O que é estudado na pós-graduação em Neuropsicologia?

Ao longo da pós-graduação em Neuropsicologia, o estudante aprenderá a realizar uma avaliação neuropsicológica, a elaborar documentos legais sobre a avaliação realizada, além de desenvolver conhecimentos profundo sobre as técnicas e instrumentos na Neuropsicologia.

São conhecimentos comumente abordados durante os quase dois anos de especialização a história da Neuropsicologia, a anatomia do Sistema Nervoso Central, a ética na Neuropsicologia, além de procedimentos de reabilitação neuropsicológica. O estudante poderá encontrar, no Paraná, uma pós-graduação em Curitiba que oferece também matérias clínicas supervisionadas, que o auxiliarão a desempenhar melhor a atividade profissional.

Onde o Neuropsicólogo atua?

O neuropsicólogo conta com um amplo campo de trabalho, já que seus conhecimentos de especialista são fundamentais no diagnóstico e tratamento de inúmeras disfunções cerebrais. Ele poderá atuar em instituições de ensino, realizando pesquisas e ministrando aulas, em hospitais, clínicas e consultórios privados, além da área forense, avaliando pessoas em conflitos judiciais.

Como habilitar-se em Neuropsicologia?

A principal forma de conseguir o título de especialista em Neuropsicologia é por meio da conclusão do curso de pós-graduação na área. Assim, o profissional já estará apto a atuar neste segmento.

O Conselho Federal de Psicologia prevê, também, a possibilidade de requisitar a habilitação depois de comprovar experiência de 5 anos na área ou após ter sido aprovado em concurso público de provas e títulos. Neste último caso, o psicólogo também deverá ter sido inscrito no CRP por, no mínimo, 2 anos.

A Neuropsicologia é multidisciplinar e tem um amplo campo de atuação, seja em clínicas, em hospitais ou auxiliando no diagnóstico de pessoas que estão envolvidas em processos judiciais. A melhor forma de ser um neuropsicólogo reconhecido é cursar uma boa pós-graduação: você sairá da faculdade pronto para o mercado!

Agora que você já sabe o que é Neuropsicologia, que tal ampliar o seu conhecimento? Acesse nosso site e saiba mais detalhes sobre essa especialização ou faça o download do nosso e-book abaixo:

Nova call-to-action

Leia também: Entenda mais a respeito da pós-graduação em psicologia no trânsito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *