Acesse o conteúdo

Gerontologia: a carreira do futuro na área de saúde

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Gerontologia: a carreira do futuro na área de saúde

A população de idosos brasileiros é de aproximadamente 23,5 milhões. Esse dado é fruto do aumento na expectativa e da melhora na qualidade de vida geral, além da diminuição no número de nascimentos. O envelhecimento da população é constante e quem está atento ao mercado sabe que isso provoca mudanças significativas.

As mudanças voltadas a atender as necessidades dessa população emergente indicam investimentos maciços na área da saúde. Portanto, o profissional que pretende destacar-se nesse setor pode considerar a terceira idade como um público de trabalho vantajoso.

A vantagem dos profissionais de saúde no mercado é sua já consolidada cultura multidisciplinar e sua presença em diversas frentes de atuação. Englobando a saúde física, mental e as necessidades sociais, eles são por si só valiosos. Contudo, a Gerontologia veio para trazer ainda mais competências a esse profissional.

A especialização engloba saúde, sociedade, legislação e educação, buscando inserir o idoso como membro social ativo e saudável.

Não sabe do que estamos falando? Então descubra, a seguir, o que é Gerontologia, o que esperar dessa especialização e da carreira na área!

O que é Gerontologia?

A Gerontologia é uma especialização da área da saúde que ocupa-se em estudar e intervir sobre fenômenos do envelhecimento humano. Visando atender às necessidades de cuidado físico, psicológico e social que surgem com o decorrer da idade para promover melhor qualidade de vida a essa população.

Diferencia-se da Geriatria, pois esta é uma especialidade exclusivamente médica, enquanto a Gerontologia possui um caráter multidisciplinar, não se limitando ao envelhecimento biológico. O especialista em Gerontologia também atua no âmbito afetivo, social, legal e educacional. Portanto, oferece competências e possibilidades de intervenção mais amplas.

A pós-graduação em Gerontologia oferece muitos campos de trabalho, sendo um meio de aprimoramento e até mudança de ramo profissional. As instituições de saúde são a opção mais comum, dos cuidados preventivos aos paliativos. Porém, este é apenas o início das possibilidades.

Em órgãos de atenção à pessoa, manutenção de direitos humanos e proteção ao cidadão, o especialista elabora políticas públicas de inclusão social e garantia de direitos ao idoso. Na pesquisa, docência e capacitação profissional também há oportunidades atraentes.

Pós-Graduação em Gerontologia: o que esperar?

A Universidade Tuiuti do Paraná oferece uma opção inovadora de especialização em Gerontologia em Curitiba. O curso Multiprofissional em Gerontologia e Qualidade de Vida assume o papel de formar especialistas de amplas capacidades para a assistência ao idoso.

A pós-graduação em Gerontologia, em dois anos de curso, forma profissionais multidisciplinares por oferecer um currículo integrado. Inclui as melhores contribuições de cada ramo da área de saúde à melhoria da qualidade de vida do idoso, fornece uma formação exclusiva e generalista simultaneamente.

Os conteúdos trabalhados incluem o desenvolvimento físico, psíquico e social na terceira idade, assim como métodos de intervenção em cada um desses aspectos. Também fornecem as bases de sistemas de saúde e políticas públicas que favoreçam essa população, além da realização de pesquisas que aumentem o repertório de conhecimento da área.

Gerontologia, a carreira do futuro!

Os investimentos em cuidados com o idoso já ocorrem e tornam-se uma preocupação recorrente. Futuramente, as perspectivas são de aumento crescente nesse ramo de atuação. Assim, o profissional que é capaz de atuar em tantas esferas será cada vez mais valorizado.

Conforme os investimentos no setor evoluem e a área ganha concorrência, o profissional qualificado e com experiência ganha destaque. Muitos ainda perguntam-se o que é Gerontologia, enquanto o profissional de saúde inteligente constrói hoje a carreira do amanhã.

A pós-graduação em Gerontologia ainda é uma novidade entre os cursos de especialização. Porém, quem está atento às mudanças do mercado percebe as vantagens do investimento para uma futura carreira de sucesso na área.

A Universidade Tuiuti do Paraná oferece uma especialização em Gerontologia única em Curitiba. Saiba mais sobre o curso e compartilhe com seus colegas da saúde essa oportunidade de carreira!

Nova call-to-action

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *