

Primeiro semestre de 2022

DEVIDO A PANDEMIA, OS CURSOS PRESENCIAIS PODERÃO TER AULAS NO REGIME REMOTO ON LINE. EAD COM AULAS AO VIVO ENQUANTO DURAR A PANDEMIA


18 meses

Profissionais das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Agronomia e Design
Quinzenal:
Sextas das 19h às 22h30 e sábados das 8h20 às 12h e das 13h às 18h
Barigui/Curitiba
Secretaria da Pós Graduação (Lato Sensu) pelo whatsapp (41) 99759-9111 ou e-mail secretaria.pos@utp.br
Para facilitar o seu atendimento, identifique-se com o nome completo, curso e período.

Com a crescente competitividade no mercado da construção civil, a importância da especialização em uma área ou nicho de trabalho pode ser um diferencial importante para destacar-se. Em Curitiba especificamente, existe uma lacuna com relação a especialização específica em Paisagismo, muitas vezes está associada a outros cursos que não são do interesse dos candidatos às vagas.
A função desta pós-graduação em Paisagismo aplicado à visões e práticas é específica em Paisagismo, abordar todos os temas relevantes para o desenvolvimento de projetos em edificações de pequeno, médio e grande porte, comerciais e residenciais e abrangendo também a área de interiores, proporcionando aos interessados capacidade, segurança, conteúdo atualizado, com tendências, novas técnicas e novas formas de trabalhar com o paisagismo de modo geral, principalmente de forma sustentável.

Podem fazer o Paisagismo aplicado à visões e práticas os profissionais das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Agronomia e Design que possuam diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação.
As áreas de competência para atuação do especialista em Paisagismo incluem: domínio da história recente do paisagismo, conceitos e aplicações; entendimento sobre a parte botânica, de solos, topografia, irrigação e drenagem ; técnicas de representação gráfica e domínio das cores, assim como apresentação de projetos e portfólio; gestão de projetos e planejamento de obras; manutenção e implantação de paisagismo; efeitos de iluminação para valorizar o projeto; gastronomia aplicada ao paisagismo com a implantação de hortas e temperos; técnicas de transformação do jardim em uma experiência sensorial; inovações no paisagismo, como materiais e eficiência energética; e aplicação do paisagismo para conforto ambiental e técnicas de design biofílico.
